quarta-feira, 2 de março de 2016

COMO BORDAR COM A MAQUINA DE COSTURA - 2ª parte

COMO BORDAR COM A MÁQUINA DE COSTURA – 2ªparte

Pés calcadores para quilting.
Eu tenho estes.  Prefiro o aberto pois proporciona maior  visibilidade  do trabalho quando os pontos estão sendo feitos.
Falo sobre onde os comprei neste post aqui.

Este é o meu preferido:

E qual a melhor máquina para o bordado livre?
A maquina de costura  indicada para o bordado livre é a que permite abaixar(anular) aquelas serrinhas que puxam o tecido na hora da costura.
Para quem me pergunta qual máquina é a melhor eu respondo que é a que a pessoa tem ou cabe no seu bolso.

Eu comecei com a Janome 3160 QDC mas, com o tempo comprei uma Singer Facilta Pro que eu chamo de jeep (falo sobre ela aqui) pois é muito robusta, pesada e eu não tenho medo de usar. Mas é dura, pesadona mesmo. Como dirigir um carro sem direção hidráulica.
A Janome eu uso para trabalhos mais delicadinhos é suave, mais leve.

Estabilizadores, o que são?
São as entretelas que necessitamos colocar por baixo para estabilizar, firmar o tecido que vamos bordar. Ela evita que o bordado fique franzido nas bordas, fazendo pregas.
A regra é: tecido muito fino estabilizador grosso – na verdade tecidos finos demais não se prestam a serem bordados.
Tecido mais grosso estabilizador mais fino.
Se o bordado for carregado (muitos pontos) é necessário estabilizar mais.
Eu costumo usar manta acrílica como estabilizador. Como “inventei” isto? Vi numa foto, no blog da Monika, onde ela mostrava material que havia preparado para um workshop. Observação...lendo nas entrelinhas... 
Ah, o estabilizador, qualquer que seja ele tem que ser "colado" no tecido então, prefira os termocolantes, tá?

Bastidor
Eu não uso bastidor. Como "aprendi" com a Monika e ela não usa,  fui fazendo sem eles mesmo. Compenso a ausência do bastidor com estabilizador.


Até a 3ª parte!




6 comentários :

  1. Adorando acompanhar.
    Já vi que vou aprender bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Great info Eglea, I also use a stabilizer but have not had much success with a hoop . Practice I think is what I need . Hugs sheila

    ResponderExcluir
  3. I'm truly enjoying these postings. You write a great tutorial.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, colega Egléa!
    Instruções supimpas, cara bordadeira. :)
    Ei, moça! é sempre bacana te ver no meu cantinho.
    Passe lá em "GAM Dolls (2)" e confira minhas duas mais recentes postagens. Encante-se com duas lindas e especiais restaurações.
    Ficarei feliz com sua visitinha e comentário, sempre tão gentis.
    Tenha um lindo final de semana.
    Abração pra você! :)

    ResponderExcluir
  5. Ah, então é assim que se faz aquelas coisas lindas!!
    Muito legal!Bjos Egléa!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é muito importante para mim!
Um abraço
Egléa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...