terça-feira, 29 de março de 2016

À ARNICA-DA-SERRA MINHA HOMENAGEM

Na 6ª feira da Semana Santa, é costume ainda encontrarmos, aqui na minha cidade, pessoas vendendo arnica na porta das igrejas. Estes vendedores geralmente fazem uma coleta predatória, indiscriminada e descuidada, da planta, nas serras do Lenheiro e São José. Muito triste!


Também conhecida como arnica-falsa, arnica-da-serra ou candeia a arnica-brasileira (Lychnophora ericoidespossui inúmeras propriedades terapêuticas. É encontrada em serras, solo árido e apenas em determinada altitude.
Planta jovem
Eu adquiri certa intimidade com a arnica e comecei a ama-la profundamente quando fomos oficialmente apresentadas na serra do Rolador, lá pras bandas da serra da Canastra, na primeira vez que lá estive.
Com orientação correta, aprendi a coletar cuidadosamente alguns ramos sem prejudicar a planta. É obvio que só o fiz em locais onde isto era permitido ou seja, fora das áreas demarcadas como áreas de preservação.

Colocada em infusão, no álcool de cereais, preferencialmente em frascos de vidro escuro que depois são guardados no fundo de armários, bem protegidos da luz solar. Um tesouro medicinal.

Uma massagem deste álcool em locais doloridos por pancadas, contusões dores musculares diversas ou reumatismos é um alívio. Também pode ser usado com sucesso contra a coceira provocada por picadas de insetos.

Neste local a arnica não pode e não deve ser colhida.
E, lá na serra da Babilônia, dias atrás, a arnica me presenteou mostrando suas flores. 


Encantamento total.


3 comentários :

  1. Lindíssima ,muitos beijinhos felicidades

    ResponderExcluir
  2. Que loucura!! Não conhecia esta arnica! Ou achava que a arnica era outra planta, até vou pesquisar para esclarecer a minha cabeça. rererer
    Por essas e outras, que não tenho muita esperança na humanidade, com esta mania de tirar as coisas da natureza, tirar do seu meio-ambiente natural, só para ter para si, uma visão totalmente egoísta. E me surpreendo quando vejo um amigo, uma pessoa super esclarecida, fazendo dessas. Ele sempre comentou que não se vê muitas orquídeas nas matas e, quando ele encontrou uma , tirou, não lembro se para ele ou se deu para alguém, mas tirou a planta do seu ambiente. Que tristeza! Estou atrasada com as visitas e só agora, me colocando a par da deliciosa férias. Delícia para o paladar e para os olhos!

    ResponderExcluir
  3. Muito famosa mesmo e sorte a sua de ver a flor.
    Preserve nossas serras e viva o mar de montanhas.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é muito importante para mim!
Um abraço
Egléa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...