segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

COMO BORDAR COM A MAQUINA DE COSTURA - 1ª parte

Recebo através deste blog, mas, principalmente através do Jeito Mineiro de Ser e através do Facebook várias mensagens e e-mails me pedindo orientação sobre os bordados com a máquina de costura.
Vou fazer três postagens, com todas a dicas e “segredos” descobertos por mim. Quem estiver bastante interessado poderá, seguindo esta trilha, chegar a um bom resultado como eu cheguei.
É simples só requer paciência, treino, observação e pesquisa.
Então, vamos lá!

BORDADO COM A MAQUINA ELETRÔNICA


Para usar esta máquina há que fazer o treinamento normalmente oferecido pela loja onde se compra a máquina. No Youtube também encontram-se inúmeros vídeos é só ter um pouco de paciência, lembrar que nada cai do céu, pesquisar estudar e praticar. 
Não é a minha proposta neste post.

PACHTAPLIQUÊ TRADICIONAL


Aquela aplicação feita com as maquinas que fazem os chamados pontos fantasia e têm, entre eles, o ponto caseado. A aplicação pode ser feita também com o ponto cheio que é o zig-zag (foto). Então, se você não tem uma maquina que faz caseado poderá fazer lindas aplicações com o zig-zag.

Também pode ser aprendido facilmente em dezenas de vídeos encontrados no Youtube e, mais uma vez, a dica é:pesquisar, estudar e praticar. A pratica levará à perfeição.

BORDADO LIVRE COM A MAQUINA DE COSTURA


É deste que eu quero e me proponho a falar. Falar da minha experiência, da minha busca. Talvez não seja  o melhor caminho mas, foi o que eu encontrei e através dele consegui aprender.

Meu interesse surgiu quando, por acaso, passeando na internet, conheci o trabalho da canadense Monika Kinner. AQUI e AQUI
A Monika borda as pradarias da região que ela mora no Canadá. Ela mistura o bordado com a máquina de costura e o bordado a mão.
Da época que comecei a seguir o blog da Monika, até hoje, ela percorreu um longo caminho e diversificou bastante o seu trabalho. Hoje, ela é uma bordadeira referência, conhecida e famosa mas, começou fazendo colchas de pachtwork. 
Eu li todas as postagens do blog da Monika de abril/2010 até meados de 2014. Li absolutamente todas, estudando o trabalho, encontrando dicas nas entrelinhas, fazendo anotações em um caderno, estudando cada foto de bordado com muita atenção.

Aí está a minha primeira descoberta: o bordado livre com a máquina de costura tem certo parentesco com pachtwork  e, normalmente, quem faz um se aventura pelo outro. E o segredo do parentesco está no  quilting livre. O quilting são aquelas costuras feitas nos acolchoados das colchas.
Atenção não estou dizendo que é necessário saber patchwork para bordar. Eu nunca fiz nada em patchwork ! 


O pé calcador para quilting livre é também a peça moderna usada para fazer o bordado livre, hoje em dia.


Bem, por hoje já falei bastante.

Tarefa para quem quer aprender:
1)Visitar os blogs da Monika Kinner e olhar, olhar, olhar os bordados dela.    Copie a imagem, cole no Office, amplie e estude os movimentos da costura.

2)Pesquisar o que é o pé calcador para quilting livre.

Até a  2ªparte !



9 comentários :

  1. Oi Egléa! trabalhos lindos !Eu fico encantada com a delicadeza destes bordados.Muito lindo da sua parte se predispor a ensinar.Umabraço

    ResponderExcluir
  2. Partilha preciosa o teu caminho Egléa! E eu sou testemunha do que já consegui fazer depois dos teus ensinamentos :) Não parece, mas aqui deste lado da cortina (que é como quem diz o oceano) não estou parada :))
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma máquina de costura que era da minha mãe, exactamente com a minha idade, 58 anos.
    Tenho umas bases de costura mas nunca bordei.Quem sabe depois destas suas boas dicas não fico com vontade de aprender e começar a bordar.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  4. Que post ótimo, ficou com gostinho de quero mais.
    Sabe que eu sigo a Monika no flickr e sempre fiquei encantada com o trabalho dela e querendo saber um pouco mais sobre ele.
    Vou acompanhar suas postagens.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Great post Eglea, you have learned to machine embroider just as well as Monika! Hugs sheila

    ResponderExcluir
  6. Eita caminhar bonito! Isso é trabalhar com amor a arte adotada por ti! Já, já você estará como a sua inspiradora amiga MôniKa Kinner. Siga, nunca desista! Seu trilhar está muito bem bordado!

    ResponderExcluir
  7. Eles são todas as belas obras!
    Abracio: Palkó

    ResponderExcluir
  8. Great post! You're so right on how you approach learning something new and thanks for sharing your inspiration with us.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é muito importante para mim!
Um abraço
Egléa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...